top of page
  • AutiCare

O que são comportamentos inadequados e suas funções

Os comportamentos inadequados são todos aqueles que de alguma forma blindam a aprendizagem da criança e que trazem prejuízos para a vida familiar e social.


O cérebro das crianças com atrasos possui menor ativação em determinadas áreas, no qual através das intervenções essas áreas são ativadas, se a criança faz somente o que ela quer o cérebro não cria redes neuronais e isso acaba se tornando uma barreira de aprendizagem.


Para atuar em cima dos comportamentos inadequados o primeiro passo necessário é entender qual é a função docomportamento, qual é objetivo que a criança tem ao emitir

aquela ação, sendo os principais:

• Acesso a item: As crianças dentro do espectro do autismo possuem maior dificuldade na comunicação expressiva e receptiva, por tanto gritos e choros ocupam lugar da comunicação adequada, sendo uma das funções mais comum para acesso a itens ou acesso a uma atividade preferida.


• Fuga / Esquiva: As crianças emitem esses comportamentos quando não querem atender a uma solicitação de um adulto, se afastando e ignorando o que foi pedido a ela, por exemplo: pedimos a criança para pegar o sapato e a criança simplesmente ignora, ou chora evitando de cumprir a instrução pedida ou age com um comportamento afetivo (nos abraça na tentativa de não cumprir o que lhe foi pedido).


• Obter Atenção: O comportamento se estabelece após a criança obter atenção do adulto, sendo contato visual, broncas, mudança no ambiente, durante a emissão de tal comportamento.

•Autoestimulação: Nesta função o comportamento alvo são os movimentos normalmente são estímulos que a criança realiza porque ela gosta e sente prazer em realizá-los, mais comum em crianças com baixo repertório de brincadeiras e trocas sociais.


Entendendo qual dessas funções está relacionada ao comportamento emitido é que será possível desenvolver a intervenção adequada.

2,579 views0 comments

Comentários


bottom of page